Inicio / Destaque / Imóveis de leilões: Passos para se investir com segurança

Imóveis de leilões: Passos para se investir com segurança

Em seu livro Pai Rico Pai Pobre, o milionário Robert Kiosaky fala sobre investimento em imóveis de leilões, veja:

“Quando eu tinha 26 anos, fiz um curso de fim de semana chamado Como Comprar Imóveis Executados Judicialmente. Aprendi a fórmula. O passo seguinte foi ter a disciplina para pôr em ação o que eu tinha aprendido. E aí que a maioria das pessoas pára. Durante três anos, enquanto eu trabalhava na Xerox, passava minhas horas de folga aprendendo a arte de comprar imóveis executados. Ganhei vários milhões de dólares usando essa fórmula”

E realmente, o mercado de imóveis é um excelente local para se fazer dinheiro e é uma modalidade que não para de crescer. Em nosso país, tornou-se muito comum pessoas construírem imóveis, às vezes dividindo um mesmo terreno em lotes, e vendendo estes imóveis fazendo lucro com o aquecimento deste mercado. Mas, existe um filão em imóveis que poucos se aventuram, não por ser impossível investir nele, mas pela falta de materiais sobre o assunto:o mercado de arremate de imóveis em leilões judiciais.

Antes de começar a sair dando lances e arrematando oportunidade, estude um pouco sobre essa modalidade de investimento. Com certeza, o arremate de imóveis tem muitas boas oportunidades. Com um pouco de sorte e estudo, é possível comprar boas pechinchas, com valor muito abaixo de mercado em torno de 20% ou 30%.

Assim, comece pesquisando por bons leiloeiros e empresas de leilões sérias, que intermedeiem leilões de imóveis. Em geral, você pode obter informações de leilões de imóveis em sites de bancos (que financiam esses imóveis) ou buscando no google através de leiloeiros no país. Há no mercado, excelentes empresas e profissionais de leilões, mas há também aqueles que são tão sérios assim. Por isso, comece pesquisando bem sobre o leiloeiro e se o mesmo é credenciado para realizar leilões.

Leiloeiro bastante confiáveis são:

  • Dinâmica Leilões (www.dinamicaleiloes.com.br)
  • Serrano Leilões (www.leiloesjudiciais.com.br)
  • Zukerman Leilões (www.zukerman.com.br)
  • Santo Frazão Leilões (www.sfleiloes.com.br)
  • Sodré Santoro Leilões (www.ssol.com.br)

Hoje, com o ambiente tecnológico possibilitado pela internet, é possível participar de leilões em todos o país, do conforto de sua casa, através de alguns cliques. É importante, ainda, que tenhamos alguns cuidados na hora de arrematar imóveis em leilões. Claro que o preço mais barato é um grande atrativo na hora de arrematar um imóvel, mas alguns detalhes e taxas podem dar uma grande surpresa para quem se aventura nesse nicho sem conhecimento.

Assim, veja algumas dicas:

1) Prefira aqueles imóveis que estejam desocupados ou terrenos.

Mais de 90% dos imóveis que vão a leilão ainda possuem moradores nos mesmos. Isso indica que você vai precisar ir a justiça solicitar a desocupação, o que dependendo do caso, pode gerar uma grande dor de cabeça e no mínimo mais custos e alguma demora. Por isso, prefira imóveis desocupados, ou então, se seu objetivo é ganhar dinheiro, foque em terrenos e lotes que não trazem esse tipo de inconveniente e possuem rápida venda.

2) Visite o imóvel com antecedência.

Muitos investidores compram imóveis em leilões sem a mínima ideia das condições do mesmo, assim acabam comprando errado. Antes de ir ao leilão, fale com o leiloeiro e faça uma inspeção minuciosa no imóvel. Pesquise o valor médio de mercado dos imóveis nas mesmas condições naquela região para você ter uma ideia se o valor que será cobrado como lance mínimo e de avaliação do imóvel não está fora da realidade.

3) Levante todas as dívidas existentes em relação ao imóvel.

No mercado de leilões de imóveis, é o comprador que arca com as dívidas deixadas pelo ocupante anterior, tais como aquelas relacionadas a IPTU, taxas e mesmo INSS de funcionários responsáveis pela construção. Além disso, como em qualquer outra compra de imóveis, você terá custos com taxas de registro em cartório, Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis e possíveis custos com advogados. Assim, tenha em mente todos esses custos e some-os com o lance que você pretende dar, estipulando um máximo que você poderá chegar, para assim, saber se vale a pena arrematar o imóvel.

4) Pesquise e verifique se há ações judiciais contra a execução.

Muitas vezes, há liminares de ações judiciais contra a ação de desocupação de imóveis dos antigos ocupantes contra os bancos e financiadoras que os solicitaram. Mas, mesmo assim,  esses bancos e financiadoras levam esses imóveis a leilão. Assim, faça uma consulta nos órgãos judiciais, como o Fórum de sua cidade, ou o cartório de registro do imóvel, para verificar se há ações contra a execução.  Converse, também, com o ocupante e verifique se ele tem intenção de resistir ao despejo.

5) Se arrematar, registre-o imediatamente.

Se seguindo as orientações anteriores, você ainda assim, conseguir arrematar um bom imóvel, nossa dica maior é: registro o mais rápido possível! Às vezes, imóveis leiloados podem trazer consigo outros processos de penhora (o que deve constar no edital). Se o tiver, é possível que você esteja arrematando um imóvel que está sendo arrematado em outro leilão. Com isso, o mais rápido possível, comunique ao cartório de registro que fará o registro do seu arremate na matrícula do imóvel.

Na dúvida, consultar um advogado é sempre recomendado. Há diversos especialistas na área de imóveis que poderiam auxiliá-lo com consultoria. Caso não deseje consultar uma advogado (claro, que isso aumenta os custos), compre bons livros e estude sobre a área, faça cursos e treinamentos sobre avaliação de imóveis e leilões. Com certeza, esse preparo e investimentos em conhecimento inicial lhe poupará de muitas de dores de cabeça no futuro.

Acesse no site e consultes os leilões com antecedência, assim poderá tirar todos as duvidas antes de dar os lances! Boa sorte!

E então, o que achou do post? Curta ou comente!

 

 

Além disso, verifique

cotia

Lote industrial em Cotia

OPORTUNIDADE ÚNICA PARA INVESTIDORES! http://www.dinamicaleiloes.com.br/…/TRT/Cidades/154/4922/5/1 Best free WordPress theme

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by keepvid themefull earn money